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Ações por Rodada

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Mensagem por Admin Ter Ago 14, 2012 10:12 am

Ações por Rodada

Agora que já vimos como definir a Ordem de Batalha, e como calcular os ataques e danos, convém explorar quais são as possibilidades dentro de um combate; em outras palavras, O que eu posso e não posso fazer em um combate? e por quantas vezes posso fazer?

Bem, a primeira coisa que temos que ter em mente é o bom-senso; um turno, em se tratando de um combate, equivale a algo entre 6 a 8 segundos; logo, todas as ações feitas durante seu turno numa luta, devem ser perfeitamente capazes de serem realizadas neste espaço de tempo. Visto isso, seguem listadas as ações possíveis dentro de um turno convencional;

Atacar - Bem, este foi um tema já debatido [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], mas sempre vale relembrar, que para atacar, basta narrar o que você tenta fazer, considerando seu ataque, e a C.A, o dano só será calculado ao fim da rodada, caso seja definido o acerto. Tem-se dentro disto, algumas opções de ataque: Atacar e depois se mover(ocupa um turno completo), se mover e depois atacar ou ainda é possível realizar um jogada de ataque total, mas só será possível caso o personagem tenha um BBA composto por dois números,
Por exemplo: um personagem que tenha um BBA +6/+1, tem direito a um ataque utilizando o bônus +6, e se quiser, pode decidir não se mover na rodada para realizar um segundo ataque no mesmo turno. Um que tenha um BBA de +11/+6/+1, poderá, em uma rodada de ataque total, realizar três ataques, um com cada bônus.
Ainda é possível iniciar um combate com um ataque de Investida, que consiste em se mover até seu adversário com o dobro do deslocamento, e executar um ataque com um bônus adicional de +2, porém a C.A é reduzida em -2 até sua próxima ação.

Conjurar Magias - Você também tem a possibilidade de se mover e realizar uma magia que ocupe apenas uma ação. Lançar magias provoca ataques de oportunidade de inimigos que estejam suficientemente próximos.

Testes de Resistência - Também é possível que, por motivos de ter sido alvo de uma magia ou de uma armadilha, seja necessário que o jogador perca uma de suas ações realizando um teste para tentar negar ou, ao menos, reduzir os efeitos destes acontecimentos. Os testes serão realizados de maneira interpretativa, de modo que o jogador deverá descrever como pretende tentar evitar o que quer que o esteja ameaçando. Após isso, será comparado os devidos bônus(Vontade, Fortitude, ou Reflexos) e o mestre verá se foi possível evitar ou não.

Mover-se - Todo o personagem tem um deslocamento padrão. Numa rodada de ataque, o jogador pode realizar este deslocamento, e outra ação(como atacar ou conjurar magias de uma ação, ou realizar um teste). Ou ainda mover-se após ter feito alguma destas coisas, não fará diferença. Você também pode percorrer um deslocamento duplo, abdicando assim de outras ações durante a rodada. É também possível correr, o que, em geral, quadruplica o deslocamento(ou triplica caso esteja usando uma armadura pesada), mas ocupara toda a sua rodada.

Realizar(ou sofrer) Ataques de Oportunidade - Todo o personagem ameaça os adversários que estiverem dentro de seu alcance(algo como 1,5m para seres médios e pequenos), mesmo quando não for seu turno. Determinadas ações de oponentes que estejam dentro desta área ameaçada, podem dar ao jogador o direito de realizar um ataque de oportunidade. Essa opção permite apenas um destes ataques por rodada. Ações que provocam ataques de oportunidade são: Mover-se(a não ser que o movimento seja menor que 1,5m), lançar uma magia ou atacar com uma arma de ataque a distância(arcos, bestas, etc.)

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