The Midle Earth RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bardo

Ir para baixo

Bardo Empty Bardo

Mensagem por Admin Qua Ago 15, 2012 10:55 am

Bardo

Bardo Mt1128068901

Todos sabem que a música possui uma magia especial e o bardo prova que isso é verdade. Viajar pelo mundo, acumular conhecimento, contar histórias, retirar mágica da sua música e sobreviver da gratidão de sua audiência – essa é a vida de um bardo. Quando a sorte ou a oportunidade os atrai para um conflito, os bardos
servem como diplomatas, negociadores, mensageiros, batedores e espiões.

Características:Um bardo extrai magia da sua alma, não de um livro. Ele é capaz de conjurar somente uma pequena quantidade de magias, mas consegue fazê-lo sem selecioná-las ou prepará-las com antecedência. Sua magia valoriza os feitiços e as ilusões, em detrimento das magias de evocação que os magos e feiticeiros usam com freqüência. Além das magias, o bardo também retira mágica de sua música e poesia. Ele é capaz de encorajar seus aliados, manter sua audiência enfeitiçada e anular efeitos mágicos que dependam de idioma ou do som.

Tendência: Os bardos são viajantes, guiados por sua intuição e vontade, não pela tradição e pela ordem. O talento espontâneo, a magia e o estilo de vida dos bardos são incompatíveis com a tendência Leal.

Religião: Os bardos reverenciam Fharlanghn (deus das estradas). Algumas vezes, eles acampam perto de seus templos, na esperança de obter algum dinheiro com os viajantes que param para realizar oferendas à divindade. Alguns bardos, mesmo que não sejam elfos, veneram Corellon Larethian, deus dos elfos e patrono da poesia e da música. Os bardos bondosos também adoram Pelor(deus do sol), e acreditam que ele os protege durante suas viagens. Os bardos relacionados ao caos e indiretamente ao furto veneram Olidammara (deusa dos ladrões). Os bardos malignos são conhecidos por adorar Erythnul(deus da matança), embora poucos admitam sua crença.

Função: É provável que o bardo seja o indivíduo mais adaptável do mundo. Na maioria dos grupos de aventureiros, ele atua melhor na função de suporte. Ele não consegue superar a furtividade de um ranger ou ladino, o poder de conjuração de um clérigo ou mago ou a capacidade de combate de um bárbaro ou guerreiro. No entanto, ele consegue aprimorar as especialidades dos outros personagens e ainda substituir qualquer um deles caso seja necessário. Em um grupo típico de quatro personagens, o bardo seria a aquisição mais útil como quinto integrante e poderia se tornar um excelente líder.

Informações de Jogo

Atributos: O Carisma determina a magia mais poderosa que um bardo é capaz de conjurar, a quantidade de magias disponíveis a cada dia e a dificuldade para resistir às suas magias. Para conjurar magias, um bardo deve ter uma pontuação em Carisma igual ou superior a 10 + o nível da magia. Além disso, essa habilidade determina a quantidade de magias adicionais que o bardo adquire. A Classe de Dificuldade de um teste de resistência contra essas magias equivale a 10 + nível da magia + modificador de Carisma.
Tendência: Qualquer uma, exceto Leal.
HP: 7
Usar Armas e Armaduras: Um bardo sabe usar todas as armas simples, além da espada longa, sabre, bastão, espada curta, arco curto e chicote. Os bardos sabem usar armaduras leves e escudos (exceto escudo de corpo). O bardo é capaz de conjurar suas magias usando armaduras leves sem sofrer a chance de falha de magia arcana, pois os componentes gestuais necessários para suas magias são relativamente simples.

Magias: Um bardo conjura magias arcanas (o mesmo tipo das magias disponíveis para os feiticeiros e magos) da lista de magias de bardo. Ele é capaz de conjurar suas magias sem prepará-las com antecedência, diferente de um mago ou um clérigo. Todas as magias de bardo possuem um componente verbal (cantar, recitar ou tocar um instrumento). A Classe de Dificuldade para os testes de resistência contra essas magias equivale a 10 + nível da magia + modificador de Carisma do bardo.

Semelhante aos demais conjuradores, um bardo somente é capaz de conjurar uma quantidade limitada de magias de cada nível por dia. Seu limite diário de magias se encontra na Tabela de magias por dia, ao final do tópico. As magias adicionais do bardo são baseadas em um valor elevado de Carisma (consulte a Tabela Modificadores de Habilidade e Magias Adicionais, no fórum Magias). Quando a Tabela de magias por dia indicar que um bardo recebe 0 magias de um determinado nível (por exemplo, 0 magias de 1° nível para um bardo de 2° nível), ele recebe somente as magias adicionais concedidas pelo seu valor de Carisma para aquele nível.

A seleção de magias do bardo é extremamente limitada. Um bardo de 1° nível conhece quatro magias de nível 0 (também chamadas de truques), a escolha do jogador. Na maioria dos níveis, ele recebe uma ou mais magias, conforme indicado na tabela abaixo. Diferente das magias por dia, a quantidade de magias conhecidas do bardo não é afetada pelo seu Carisma;
Nível do Bardo Magias de lv0 Magias de lv1 Magias de lv2 Magias de lv3 Magias de lv4 Magias de lv5 Magias de lv6*
1 4 - - - - - -
2 5 2 - - - - -
3 6 3 - - - - -
4 6 3 2 - - - -
5 6 4 3 - - - -
6 6 4 3 - - - -
7 6 4 4 2 - - -
8 6 4 4 3 - - -
9 6 4 4 3 - - -
10 6 4 4 4 2 - -
11 6 4 4 4 3 - -
12 6 4 4 4 3 - -
13 6 4 4 4 4 2 -
14 6 4 4 4 4 3 -
15 6 4 4 4 4 3 -
16 6 5 4 4 4 4 2
17 6 5 5 4 4 4 3
18 6 5 5 5 4 4 3
19 6 5 5 5 5 4 4
20 6 5 5 5 5 5 4
*os números "0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6", representa o nível das magias, que são magias de lv0,lv1,lv2, etc.

Quando alcançar o 5° nível, e a cada três níveis subseqüentes (8°, 11°, 14°, 17° e 20°), um bardo será capaz de aprender uma magia nova em substituição a um efeito antigo do seu repertório. Em resumo, o bardo “perde” a magia antiga e aprende a nova. O nível das magias que estão sendo trocadas deve ser idêntico; o bardo somente conseguirá substituir uma magia dois níveis inferiores ao seu nível máximo disponível. Por exemplo, no 5° nível, um bardo poderia substituir uma magia de nível 0 (dois níveis de magia inferiores ao nível máximo disponível ao bardo, que são as magias de 2° nível) por outra magia de nível 0. No 8° nível, ele poderia trocar uma única magia de nível 0 ou de 1° nível (pois terá acesso a magias de bardo de 3° nível) por um efeito diferente do mesmo nível. O personagem somente poderá substituir uma única magia nos níveis indicados, e precisa escolher se realizará a troca no momento em que adquire novas magias conhecidas naquele nível.

Conhecimento de Bardo: Um bardo registra diversos conhecimentos enquanto viajam de um lugar para outro, escutando as histórias de outros bardos. Ele pode realizar um teste especial de conhecimento de bardo, com um bônus equivalente ao seu nível na classe + bônus de Inteligência, para determinar se conhece alguma informação relevante sobre as pessoas notáveis da região, seus itens lendários ou seus lugares famosos.

Música de Bardo: Uma vez por dia a cada nível, um bardo é capaz de usar sua música ou poesia para produzir um efeito mágico nas pessoas ao seu redor (inclusive o próprio bardo, se desejado). Mesmo que essas habilidades estejam englobadas na categoria “música de bardo” e a descrição indique a necessidade de cantar ou tocar um instrumento, elas podem ser ativadas por meio da poesia recitada, cantigas, canções líricas, melodias, assobios, instrumentos ou música instrumental acompanhada de um discurso.

Música de Proteção: Um bardo é capaz de usar sua música ou poesia para neutralizar os efeitos mágicos que dependam de som(mas não as magias que simplesmente tenham componentes verbais). O bardo deve realizar um teste de Atuação a cada rodada que sustentar a música de proteção, o teste será baseado no nível do bardo + seu bônus de carisma + bônus por narração(seja criativo =D), o mestre definirá seu bônus por narração(que pode vir a ser um decréscimo) assim como o valor mínimo que deves atingir para manter sua canção; Qualquer criatura num raio de 9 m do bardo (inclusive o próprio bardo) que seja afetada por um ataque mágico sônico ou dependente de idioma (como as magias explosão sonora ou comando) poderá utilizar o resultado do teste de Atuação do bardo no lugar de seu teste de resistência, caso o primeiro seja mais elevado. Se a criatura na área afetada pela música de proteção já estiver sob efeito de um ataque mágico sônico ou dependente de idioma duradouro (mas não instantâneo), ela poderá realizar um novo teste de resistência contra o efeito a cada rodada, mas será obrigada a considerar o resultado do teste de Atuação do bardo no teste de resistência. O bardo é capaz de sustentar a música de proteção durante 10 rodadas.

Fascinar: Um bardo é capaz de usar sua música ou poesia para fascinar uma ou mais criaturas. Cada criatura que será afetada deve estar num raio de 27 m e ser capaz de enxergar, ouvir e prestar atenção ao bardo. O personagem também precisa enxergar a criatura. A distração de um combate ou perigos similares neutraliza essa habilidade. A cada três níveis depois do 1°, o bardo conseguirá afetar uma criatura adicional com uma única ativação da habilidade (duas
no 4° nível, três no 7° nível, etc.). Para ativar essa habilidade, um bardo realiza um teste de Atuação(idêntico ao caso acima). O resultado do teste será a CD(classe de dificuldade) do teste de resistência de Vontade para cada vítima. Caso obtenha sucesso no teste de resistência, a criatura ficará imune à habilidade fascinação do mesmo bardo durante 24 horas. Se fracassar, a criatura sentará tranquilamente e ouvirá a música do bardo enquanto ele continuar tocando e concentrado (limitado a 1 rodada por nível de bardo).Qualquer ameaça em potencial, como um aliado do bardo se aproximando da vítima, não poderá ser percebida pelo alvo na rodada que estiver sob efeito, mas a cada nova rodada, ele tem o direito de tentar escapar do efeito da música; Qualquer ameaça óbvia, como um guerreiro desembainhando uma espada, a conjuração de uma magia ou um arqueiro apontando uma arma de longa distância, dissipará o efeito automaticamente. Fascinar é um encantamento (compulsão) e um efeito de ação mental.

Inspirar Coragem: Um bardo é capaz de usar sua música ou poesia para inspirar coragem em seus aliados (incluindo o próprio bardo), amparando-os contra o medo e aprimorando suas habilidades de combate. Para ser afetado, o aliado precisa ouvir o bardo cantar. O efeito permanece ativo enquanto a atuação do bardo continuar e 5 rodadas depois que ela terminar. Os aliados afetados recebem +1 de bônus de moral nos testes de resistência contra efeitos de Encantamento e medo e +1 de bônus de moral nas jogadas de ataque e dano com armas. No 8° nível, e a cada seis níveis de bardo subseqüentes, esse bônus
aumenta em 1 ponto (+2 no 8° nível, +3 no 14° nível e +4 no 20°). Inspirar coragem é um efeito de ação mental.

Inspirar Competência: Um bardo de 3° nível ou superior, é capaz de usar sua música ou poesia para auxiliar um aliado a obter sucesso em uma tarefa. O aliado deve estar num raio de 9 m do bardo e ser capaz de enxergá-lo e ouvi-lo. O personagem também precisa enxergar a criatura. Dependendo
da tarefa que será realizada, o bardo conseguirá utilizar sua música para elevar o espírito do personagem, concentrando-o ou auxiliando-o de outra maneira. O
aliado recebe +2 de bônus de competência nos testes de uma única perícia enquanto ouvir a música inspiradora. O Mestre pode determinar que certas utilizações dessa habilidade são inúteis – cantar para que um ladino caminhe mais furtivamente, por exemplo, é contra-producente. O efeito permanece ativo enquanto o bardo continuar concentrado, limitado a 2 minutos. Um bardo é incapaz de usar essa habilidade sobre si mesmo. Inspirar competência é um efeito de ação mental.

Sugestão: Um bardo de 6° nível ou superior, é capaz de usar sua música ou poesia para realizar uma sugestão (similar à magia) em qualquer criatura fascinada anteriormente (veja acima). Ativar essa habilidade não atrapalha a concentração de fascinar e nem permite um segundo teste de resistência. A sugestão não é considerada no limite diário de utilizações da música de bardo do personagem. Um teste de resistência de Vontade (CD 10 + 1/2 nível do bardo +
bônus de Carisma) anula o efeito. Esse efeito afeta somente uma criatura (consulte sugestão em massa, a seguir). A sugestão é um encantamento (compulsão)
e um efeito de ação mental dependente de idioma.

Inspirar Grandeza: Um bardo de 9° nível ou superior, é capaz de usar sua música ou poesia para inspirar grandeza sobre si mesmo ou um único aliado num raio de 9 m, aprimorando sua capacidade de combate. A cada três níveis depois do 9°, o bardo conseguirá afetar uma criatura adicional com uma única ativação da habilidade (duas no 12° nível, três no 15° nível e quatro no 18° nível). Para inspirar grandeza, o bardo deve cantar e a criatura precisa ouvir a canção. O efeito permanece ativo enquanto a atuação do bardo continuar e 5 rodadas depois que ela terminar. Uma criatura sob os efeitos de inspirar grandeza adquire
15 pontos de HP(aplique o modificador de Constituição da criatura, se houver, aos 15), +2 de bônus de competência nas jogadas de ataque e +1 de bônus de competência nos testes de resistência de Fortitude. Inspirar grandeza é um efeito de ação mental.

Melodia da Libertação: Um bardo de 12° nível ou superior, é capaz de usar sua música ou poesia para criar um efeito similar à magia cancelar encantamento (nível do conjurador equivalente ao nível de bardo). Ativar essa habilidade exige 1 minuto de concentração ininterrupta e música. Ela afeta um único alvo num raio de 9 m do bardo. Um bardo é incapaz de usar essa habilidade sobre si mesmo.

Inspirar Heroísmo: Um bardo de 15° nível ou superior, é capaz de usar sua música ou poesia para inspirar um enorme heroísmo sobre si mesmo ou um único aliado num raio de 9 m, permitindo que a criatura lute bravamente até mesmo um inimigo superior. A cada três níveis depois do 15°, conseguirá afetar uma criatura adicional com uma única ativação da habilidade. Para inspirar heroísmo, o bardo deve cantar e o aliado precisa ouvir a canção durante uma
rodada completa. Uma criatura inspirada recebe +4 de bônus de moral nos testes de resistência e +4 de bônus de esquiva na CA. O efeito permanece ativo enquanto a atuação do bardo continuar e 5 rodadas depois que ela terminar. Inspirar heroísmo é um efeito de ação mental.

Sugestão em Massa: Essa habilidade é semelhante a sugestão, descrita acima. Um bardo de 18° nível ou superior, é capaz de usar sua música ou poesia para realizar uma sugestão simultânea sobre qualquer quantidade de criaturas fascinadas anteriormente (veja acima). Sugestão em massa é um encantamento(compulsão) e um efeito de ação mental dependente de idioma.

Tabela de Progressão do Bardo
Nível BBA Fortitude Reflexos Vontade Especial
1 +0 +0 +2 +2 Música de bardo, conhecimento de bardo, música de proteção, fascinar, inspirar coragem +1
2 +1 +0 +3 +3
3 +2 +1 +3 +3 Inspirar Competência
4 +3 +1 +4 +4
5 +3 +1 +4 +4
6 +4 +2 +5 +5 Sugestão
7 +5 +2 +5 +5
8 +6/+1 +2 +6 +6 Inspirar coragem +2
9 +6/+1 +3 +6 +6 Inspirar grandeza
10 +7/+2 +3 +7 +7
11 +8/+3 +3 +7 +7
12 +9/+4 +4 +8 +8 Melodia da libertação
13 +9/+4 +4 +8 +8
14 +10/+5 +4 +9 +9 Inspirar coragem +3
15 +11/+6/+1 +5 +9 +9 Inspirar heroísmo
16 +12/+7/+2 +5 +10 +10
17 +12/+7/+2 +5 +10 +10
18 +13/+8/+3 +6 +11 +11 Sugestão em massa
19 +14/+9/+4 +6 +11 +11
20 +15/+10/+5 +6 +12 +12 Inspirar coragem +4
Tabela de Magias por dia do Bardo
Nível Magias de lv0 Magias de lv1 Magias de lv2 Magias de lv3 Magias de lv4 Magias de lv5 Magias de lv6
1 2 - - - - - -
2 3 0 - - - - -
3 3 1 - - - - -
4 3 2 0 - - - -
5 3 3 1 - - - -
6 3 3 2 - - - -
7 3 2 0 - - - -
8 3 3 3 1 - - -
9 3 3 3 2 - - -
10 3 3 3 2 0 - -
11 3 3 3 3 1 - -
12 3 3 3 3 2 - -
13 3 3 3 3 2 0 -
14 4 3 3 3 3 1 -
15 4 4 3 3 3 2 -
16 4 4 4 3 3 2 0
17 4 4 4 4 3 3 1
18 4 4 4 4 4 3 2
19 4 4 4 4 4 4 3
20 4 4 4 4 4 4 4

Conjunto Inicial para Bardo Gnomo:

Conjunto Inicial para baros de outras raças: 80 PO, + um talento de sua escolha + 4 magias de lv0

Admin
Admin

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

https://themidlerpg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos