The Midle Earth RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ataque e Dano

Ir para baixo

Ataque e Dano Empty Ataque e Dano

Mensagem por Admin Sex Ago 10, 2012 10:25 am

Aataque e Dano

A primeira coisa que o iniciante deve saber sobre as regras de combate no The Midle RPG, é que os conceitos de Ataque e Dano são duas coisas diferentes;

>>>Ataque<<<

O Ataque é aquilo que define se você vai acertar ou não o golpe que deu; existem muitos fatores que influenciam no ataque, atributos, bônus de determinadas armas, alguns talentos, e claro, o famoso BBA(Bônus Base de Ataque).

É um parâmetro importante, pois é ele que se opõe à C.A(classe de armadura;defesa do personagem).

Por Exemplo: Eu tento acertar uma espadada na barriga de um adversário que está usando uma armadura; considerando que a C.A dele tenha um valor de 15, meu ataque terá que no mínimo igualar a C.A do adversário para que eu acerte e seja capaz de calcular o Dano.



Mas como calculo o meu ataque? Bem, isto é bastante simples: o valor de ataque de qualquer jogador consiste em: 10 + Bônus de Força(ou Destreza no caso de ataque a distância) +BBA + Bônus de Itens e Talentos(este somente se o personagem tiver algum item que conceda tal bônus).

Ataques de Toque: É bom ter atenção aos ataques de toque provocados por algumas magias; eles seguem o mesmo sistema de ataques normais, porém, ignora os bônus de equipamentos da C.A

Ataques Surpresa: Por vezes, é possível que o inimigo não note seu ataque(e vice-versa), desta forma, ignora-se o modificador de destreza na C.A do seu adversário.

Mas isto não seria muito injusto? E quanto a narração? Muito bem, como será explicado no decorrer das regras e tutoriais, este é um RPG interpretativo, a a interpretação terá seu peso. De acordo com o julgamento do Mestre/Narrador/Admin/Mod que esteja narrando a luta, um jogador poderá ganhar bônus ou decréscimos em seu valor de ataque; estes bônus poderão variar desde +0 até mesmo +5(ou menos, em casos de narrações muito ruins). A mesma regra será empregada à defesa(C.A.)

>>>Dano<<<

Bem, é um pouco lógico, mas o Dano é o fator que define o quanto você ferirá seu adversário. Diferentes armas tem danos básicos diferentes, evidentemente. Mas conforme já visto na seção Atributos, existem algumas coisas que os aumentam, como Força em casos de golpes físicos.
Vale lembrar que o dano só será calculado em caso de um ataque que tenha sido efetivo;

Também deve se ter em mente, que uma arma empunhada na mão inábil, poderá adicionar apenas metade de seu bônus de força ao dano, e caso uma arma seja empunhada com ambas as mãos, deverá se adicionar uma vez e meia o bônus de força.

Então como posso calcular meu dano? Bem, tirando o caso das magias, que terão em sua descrição explicada a maneira como funcionam, os danos com armas seguem todos uma mesma fórmula: Dano Base da Arma + Bônus de Força(caso seja ataque físico)

Mas isso nunca muda? Independente da parte do corpo? É claro que está sujeito a variações, dependendo da intensidade do dano, pode acontecer de arrancar um membro, ou causar um sangramento muito agudo; também dependendo da ragião atingida, este dano pode aumentar consideravelmente, ou mesmo, em casos críticos, levar à morte instantânea do adversário; para facilitar, segue abaixo uma tabela com tais informações:

Região Bônus de Dano
Membros + 0
Ferimento no Estômago + 6
Ferimento nos Intestinos + 10
Perfuração dos Pulmões + 5 e Dificuldades respiratórias
Osso Quebrado + 2 e penalidades narrativas conforme o caso
Garganta Morte no 2º post
Cabeça ou Coração Morte Instantânea
Hemorragias +1 a +7/post(conforme tamanho do corte)
Membro Perdido+8 e +7/post por hemorragia

Obs.:IMPORTANT!!!! Magias seguem outro tipo de cálculo de Ataque/Dano, a ser explicado em suas descrições!

Admin
Admin

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/08/2012

https://themidlerpg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos